Alguém me pode explicar porque é que no metro lisboeta é preciso validar o bilhete à entrada E à saída da estação?! Acho que chagava bem validá-lo apenas a entrar, não acham? Se não me engano Lisboa é o único sítio onde estive onde se faz assim (normalmente a saída é livre, não?).
Já passei aqui alguns anos mas sempre, sempre, sempre me esqueço de que tenho que validar o maldito passe a sair. Depois de entrar na estação meto sempre a carteira de volta no saco. Não sei como mas a minha carteira sempre desaparece quando mais preciso dela! Exatamente assim acontece à saída, atrás de mim uma fila de pessoas que querem sair e eu à procura da carteira... :/
Tem que ver com estatística, para poderem contar o número de utentes que ENTRA e SAI em cada estação. Sistemas mais avançados podem até computar o fluxo a partir de cada estação, isto é, xx% dos passageiros que entram em Arroios saiem no Rossio, xx% saiem em... etc., etc. Mas desconheço o sistema do Metropolitano de Lisboa e se o mesmo o permite fazer.
ResponderExcluirPois nunca me ocorreu isso... obrigada pela informacao! Agora a pergunta e porque e que o metropolitano precisa de saber? :)
ResponderExcluirNas outras cidades que visitei na minha vida nao pediram que as pessoas validassem o bilhete tambem a saida, entao quer dizer que nao precisavam de saber quantas pessoas entram e quantas saem, nao? :) Claro que tambem podiam ter tido outro sistema qualquer, isso ja nao sei.
Em Madrid em algumas estaçoes também acontece o mesmo...
ResponderExcluirCorroboro a opiniao acima mencionada, julgo que tudo se deve a dados estatisticos e de medida.
E precisa de saber para haver mais ou menos metros (isto é,se num certo periodo do dia devem funcionar 3, 4 ou 10 metros no mesmo sentido), a que horas,quais as linhas que devem ser reforçadas, etc etc.
Obrigada, ja agora sei que ate faz algum sentido, principalmente quando as pessoas mudam de linha, pois assim ve-se que entram numa e saem noutra (entao pode ser preciso aumentar/diminuir o nro dos comboios nas 2 linhas).
ResponderExcluirDe qualquer forma, espero que chegue em breve o dia em que me vou habituar:).