26 de abril de 2011

Beijinhos, beijinhos, beijinhos!!!

Por photostock
Uma das coisas que me faz mais confusão em Portugal são beijinhos. Eu sei que para todos os Portugueses são uma coisa mais normal no mundo mas - realmente - vocês não imaginam quanta confusão os "simples" beijinhos podem causar aos estrangeiros. Principalmente àqueles que (como eu) vêm dos países onde cumprimentar com beijinhos é um sinal de grande amizade ou de parentesco.

1) Dar beijinhos aos desconhecidos.
Aqui em Portugal, quando se é apresentado a uma pessoa, é logo obrigatório dar-lhe beijinhos. Para mim este costume é praticamente igual a andar na rua a distribuir beijinhos a pessoas completamente aleatórias. Acho estranho que um aperto de mão não seja suficiente... para a primeira vez devia chegar perfeitamente, não?

2) Dar beijinhos todos os dias?
Todos os dias no trabalho encontro as mesmas pessoas. Encontramo-nos também fora do escritório, então acho que posso dizer que somos mais como amigos do que simples colegas. Embora goste muito destas pessoas, faz-me muita confusão dar-lhes beijinhos todos os dias. Vocês não dão beijinhos todos os dias à vossa família, pois não? Então porque é que querem dar beijinhos aos amigos de trabalho?:) No início era-me muito difícil, porque chegava ao escritório e sabia que devia dar beijinhos a todos e não me sentia nada à vontade com isso! Felizmente, já não tenho este problema! Às pessoas do meu trabalho revelaram-se muito flexíveis quanto a este costume português:).

3) Dar beijinhos a todos ou não dar a ninguém?
Nunca sei se, quando entro num quarto cheio dos meus amigos e conhecidos, devo dar-lhes beijinhos a cada um ou se chega apenas eu dizer um simples "Olá a todos!". É mesmo muito difícil para mim decidir porque às vezes os Portugueses cumprimentam as pessoas uma por uma e às vezes não. Por um lado, já me aconteceu ouvir (depois de eu ter dado beijinhos a todos, o que a mim me custa bastante visto que o costume no meu país é tão diferente) que não era preciso eu dar beijinhos a todos. Mas por outro lado, já também me aconteceu as pessoas dizerem que eu era antipática por não cumprimentar pessoas como deve ser... Que confusão!
Falando um pouco à parte, não acham realmente muito engraçado que quando se encontram 25 pessoas têm de se dar 600 beijinhos antes de a festa poder começar?:)))

4) Dar beijinhos à família dos teus amigos?!
 De todas as confusões que me causa o costume de dar beijinhos, esta é com certeza a maior! Como é possível que os Portugueses cumprimentam com beijinhos até os pais dos seus amigos?! Lembro-me perfeitamente de ver aquilo pela primeira vez... fiquei totalmente boquiaberta! No meu país normalmente acena-se com a cabeça (muito importante: para baixo e não para cima porque o aceno para cima serve para cumprimentar amigos) e às vezes aperta-se a mão.
Tenho de admitir que até agora não consigo dar beijinhos à família dos meus amigos. Muitas vezes quando penso no assunto prometo-me a mim mesma que na próxima vez vou esforçar-me mais para conseguir mas sempre acabo por ficar demasiado nervosa e só me apetece esconder-me quando chega o momento de dar beijinhos:). O problema aqui é que os familiares dos meus amigos podem sentir-se ofendidos por eu não lhes cumprimentar com beijinhos...:( Mas eu nunca quero ofender ninguém, antes pelo contrário! O aceno com a cabeça é um sinal (pelo menos na minha cultura) de tratarmos a pessoa com muito mais respeito!

Agora... Do meu ponto de vista é assim: 1+2+3+4 = o Povo Luso é completamente louco nas relações interpessoais:). Claro que estou a dizer assim pura e simplesmente porque a minha cultura é muito diferente neste aspecto. Eu aqui fico envergonhada/confusa três vezes por dia, vocês no meu país pensariam que somos um povo muito antipático:). Aiaiai... diferenças culturais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário