![]() |
Por photostock |
1) Dar beijinhos aos desconhecidos.
Aqui em Portugal, quando se é apresentado a uma pessoa, é logo obrigatório dar-lhe beijinhos. Para mim este costume é praticamente igual a andar na rua a distribuir beijinhos a pessoas completamente aleatórias. Acho estranho que um aperto de mão não seja suficiente... para a primeira vez devia chegar perfeitamente, não?
2) Dar beijinhos todos os dias?
Todos os dias no trabalho encontro as mesmas pessoas. Encontramo-nos também fora do escritório, então acho que posso dizer que somos mais como amigos do que simples colegas. Embora goste muito destas pessoas, faz-me muita confusão dar-lhes beijinhos todos os dias. Vocês não dão beijinhos todos os dias à vossa família, pois não? Então porque é que querem dar beijinhos aos amigos de trabalho?:) No início era-me muito difícil, porque chegava ao escritório e sabia que devia dar beijinhos a todos e não me sentia nada à vontade com isso! Felizmente, já não tenho este problema! Às pessoas do meu trabalho revelaram-se muito flexíveis quanto a este costume português:).
3) Dar beijinhos a todos ou não dar a ninguém?
Nunca sei se, quando entro num quarto cheio dos meus amigos e conhecidos, devo dar-lhes beijinhos a cada um ou se chega apenas eu dizer um simples "Olá a todos!". É mesmo muito difícil para mim decidir porque às vezes os Portugueses cumprimentam as pessoas uma por uma e às vezes não. Por um lado, já me aconteceu ouvir (depois de eu ter dado beijinhos a todos, o que a mim me custa bastante visto que o costume no meu país é tão diferente) que não era preciso eu dar beijinhos a todos. Mas por outro lado, já também me aconteceu as pessoas dizerem que eu era antipática por não cumprimentar pessoas como deve ser... Que confusão!
Falando um pouco à parte, não acham realmente muito engraçado que quando se encontram 25 pessoas têm de se dar 600 beijinhos antes de a festa poder começar?:)))
4) Dar beijinhos à família dos teus amigos?!
De todas as confusões que me causa o costume de dar beijinhos, esta é com certeza a maior! Como é possível que os Portugueses cumprimentam com beijinhos até os pais dos seus amigos?! Lembro-me perfeitamente de ver aquilo pela primeira vez... fiquei totalmente boquiaberta! No meu país normalmente acena-se com a cabeça (muito importante: para baixo e não para cima porque o aceno para cima serve para cumprimentar amigos) e às vezes aperta-se a mão.
Tenho de admitir que até agora não consigo dar beijinhos à família dos meus amigos. Muitas vezes quando penso no assunto prometo-me a mim mesma que na próxima vez vou esforçar-me mais para conseguir mas sempre acabo por ficar demasiado nervosa e só me apetece esconder-me quando chega o momento de dar beijinhos:). O problema aqui é que os familiares dos meus amigos podem sentir-se ofendidos por eu não lhes cumprimentar com beijinhos...:( Mas eu nunca quero ofender ninguém, antes pelo contrário! O aceno com a cabeça é um sinal (pelo menos na minha cultura) de tratarmos a pessoa com muito mais respeito!
Agora... Do meu ponto de vista é assim: 1+2+3+4 = o Povo Luso é completamente louco nas relações interpessoais:). Claro que estou a dizer assim pura e simplesmente porque a minha cultura é muito diferente neste aspecto. Eu aqui fico envergonhada/confusa três vezes por dia, vocês no meu país pensariam que somos um povo muito antipático:). Aiaiai... diferenças culturais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário