26 de abril de 2011

Beijinhos, beijinhos, beijinhos!!!

Por photostock
Uma das coisas que me faz mais confusão em Portugal são beijinhos. Eu sei que para todos os Portugueses são uma coisa mais normal no mundo mas - realmente - vocês não imaginam quanta confusão os "simples" beijinhos podem causar aos estrangeiros. Principalmente àqueles que (como eu) vêm dos países onde cumprimentar com beijinhos é um sinal de grande amizade ou de parentesco.

1) Dar beijinhos aos desconhecidos.
Aqui em Portugal, quando se é apresentado a uma pessoa, é logo obrigatório dar-lhe beijinhos. Para mim este costume é praticamente igual a andar na rua a distribuir beijinhos a pessoas completamente aleatórias. Acho estranho que um aperto de mão não seja suficiente... para a primeira vez devia chegar perfeitamente, não?

2) Dar beijinhos todos os dias?
Todos os dias no trabalho encontro as mesmas pessoas. Encontramo-nos também fora do escritório, então acho que posso dizer que somos mais como amigos do que simples colegas. Embora goste muito destas pessoas, faz-me muita confusão dar-lhes beijinhos todos os dias. Vocês não dão beijinhos todos os dias à vossa família, pois não? Então porque é que querem dar beijinhos aos amigos de trabalho?:) No início era-me muito difícil, porque chegava ao escritório e sabia que devia dar beijinhos a todos e não me sentia nada à vontade com isso! Felizmente, já não tenho este problema! Às pessoas do meu trabalho revelaram-se muito flexíveis quanto a este costume português:).

3) Dar beijinhos a todos ou não dar a ninguém?
Nunca sei se, quando entro num quarto cheio dos meus amigos e conhecidos, devo dar-lhes beijinhos a cada um ou se chega apenas eu dizer um simples "Olá a todos!". É mesmo muito difícil para mim decidir porque às vezes os Portugueses cumprimentam as pessoas uma por uma e às vezes não. Por um lado, já me aconteceu ouvir (depois de eu ter dado beijinhos a todos, o que a mim me custa bastante visto que o costume no meu país é tão diferente) que não era preciso eu dar beijinhos a todos. Mas por outro lado, já também me aconteceu as pessoas dizerem que eu era antipática por não cumprimentar pessoas como deve ser... Que confusão!
Falando um pouco à parte, não acham realmente muito engraçado que quando se encontram 25 pessoas têm de se dar 600 beijinhos antes de a festa poder começar?:)))

4) Dar beijinhos à família dos teus amigos?!
 De todas as confusões que me causa o costume de dar beijinhos, esta é com certeza a maior! Como é possível que os Portugueses cumprimentam com beijinhos até os pais dos seus amigos?! Lembro-me perfeitamente de ver aquilo pela primeira vez... fiquei totalmente boquiaberta! No meu país normalmente acena-se com a cabeça (muito importante: para baixo e não para cima porque o aceno para cima serve para cumprimentar amigos) e às vezes aperta-se a mão.
Tenho de admitir que até agora não consigo dar beijinhos à família dos meus amigos. Muitas vezes quando penso no assunto prometo-me a mim mesma que na próxima vez vou esforçar-me mais para conseguir mas sempre acabo por ficar demasiado nervosa e só me apetece esconder-me quando chega o momento de dar beijinhos:). O problema aqui é que os familiares dos meus amigos podem sentir-se ofendidos por eu não lhes cumprimentar com beijinhos...:( Mas eu nunca quero ofender ninguém, antes pelo contrário! O aceno com a cabeça é um sinal (pelo menos na minha cultura) de tratarmos a pessoa com muito mais respeito!

Agora... Do meu ponto de vista é assim: 1+2+3+4 = o Povo Luso é completamente louco nas relações interpessoais:). Claro que estou a dizer assim pura e simplesmente porque a minha cultura é muito diferente neste aspecto. Eu aqui fico envergonhada/confusa três vezes por dia, vocês no meu país pensariam que somos um povo muito antipático:). Aiaiai... diferenças culturais!

24 de abril de 2011

Chocolate com almôndegas.

Acho que a língua portuguesa em geral não é muito difícil mas, como não é possível aprender sem dar erros, dou montes de erros todos os dias:).

Um dia estava a visitar um amigo meu. Estávamos todos na sala (eu, ele e a família toda). Quis dizer que tinha chocolate com amêndoas (para oferecer a todos, claro). Mas o que disse na verdade foi:  

Tenho chocolate muito bom com almôndegas!

Obviamente todos começaram a rir. Mas isto não foi a pior parte ainda! O pior foi que eu não percebi porque é que eles estavam a rir... pensei que de outra coisa qualquer. Mas como alguma coisa não me estava a soar bem quanto àquelas almôndegas que tinha acabado de dizer, perguntei:  

É verdade... como é que se chama a árvore que dá almôndegas?

Pois... simplesmente não me estava a soar bem "almondegueiro":).

23 de abril de 2011

Há um ovo no meu bolo!

Todos os anos passo a Páscoa com a minha família mas este ano decidi ficar em Portugal. Por um lado, estou com saudades mas, por outro, ainda bem que fiquei porque descobri uma das tradições portuguesas mais estranhas de sempre!

Entrei ontem na cozinha e vi um bolo em cima da mesa. Pensei que era um lanche muito bom - uma fatia do bolo com um copinho de leite... Fiquei totalmente espantada quando, ao cortar o bolo, vi um ovo cozido lá dentro!

Eu acho que em geral sou muito flexível quanto à comida, nem se quer me teria preocupado assim tanto com um ovo cozido dentro dum bolo doce... mas o ovo ainda tinha casca! Isto é que é o mais estranho de sempre! :)

De qualquer forma, desejo-vos tudo bom! Que tenham uma boa Páscoa com menos chuva do que ontem e que comam muitos folares! Ainda não sei bem se o ovo cozido de dentro também se come ou não, tenho é de perguntar a alguém mais sábio do que eu:).

17 de abril de 2011

Omnipresente roupa a secar.

por Fr Antunes
Acho que o melhor é eu começar por uma das características, eu diria, clássicas, porque melhor conhecidas no estrangeiro. Estou obviamente a falar da omnipresente roupa a secar.

Para mim é mesmo impressionante... como é que as pessoas não se importam que os outros vejam a sua roupa interior, por exemplo?! :) Mesmo as pessoas que vivem no R/C no centro da cidade! Mesmo as pessoas mais pesadas, cuja roupa interior... vocês percebem:). Porque é que não se podem usar estendais interiores? Como é possível as pessoas não terem medo de tudo cair ou de perderem algumas peças? Tantas perguntas, tão poucas respostas...

Sou uma pessoa que anda normalmente com a cabeça para baixo a olhar para os pés e tenho de confessar que já me aconteceu estar a andar assim e de repente encontrar-me no meio da roupa lavada de algum desconhecido!

O lado positivo desta característica portuguesa, são fotos maravilhosas que se possam tirar. Não sei bem por quê, mas por razão qualquer a roupa a secar é mesmo muito fotogénica... :)

16 de abril de 2011

Nº 1.

Como já escrevi aqui do lado direito, sou uma estrangeira que está a viver em Portugal há alguns anos. Falo português... às vezes melhor, às vezes pior... mas, pronto, desenrasco-me:). Se encontrarem erros algures nos meus posts, podem sempre corrigi-los nos comentários.

Antes de mais, tenho de admitir com toda a sinceridade que não sou uma grande escritora e escrever não me é muito fácil, nem sou bem organizada, nem consistente, então não vou ficar muito surpreendida se daqui a uma semana este blog morrer:).

No entanto, por agora continuo mesmo motivada! A ideia deste blog surgiu durante as conversas com os meus amigos portugueses. Muitas vezes partilho com eles o que adoro de Portugal e o que me deixa (extremamente) irritada. Às vezes são coisinhas que para maioria dos portugueses não importam mesmo nada. Vocês nem reparam nelas porque são tão normais para vocês... mas para nós estrangeiros são totalmente estranhas! A minha intenção nunca é ofender! É apenas o meu método de lidar com a vida no estrangeiro:). Acho também que é preciso saber distanciar-se e rir de si próprio. Por favor, então, não tratem com toda a seriedade tudo o que possam encontrar aqui no futuro.

Acabando já este primeiro post, queria dizer que foi mesmo muito difícil arranjar algum nome de jeito para este blog! Nem imaginam quantos blogs sobre Portugal há no blogspot.com!:) Antes de conseguir criar o touemportugal.blogspot.com tentei, por exemplo:

1. omeuportugal.blogspot.com
2. meuportugal.blogspot.com
3. soemportugal.blogspot.com
4. portugalportugal.blogspot.com
5. portugalportugues.blogspot.com
6. portugal.blogspot.com
7. eportugal.blogspot.com
8. emportugal.blogspot.com
9. estouemportugal.blogspot.com

Por agora é tudo, até breve!