29 de maio de 2011

Beata no chão

Por winnond
No último post falei dum dos meus aspetos preferidos, agora chegou o tempo para descrever um dos que mais odeio.

Os portugueses deitam beatas de cigarros no chão! Que habito feio! Alguém me pode explicar porque é que é assim? Concordo que há poucos caixotes de lixo nas ruas portuguesas mas realmente duvido que seja esta a razão. Acho que é por falta de vontade e de respeito pelo espaço público...

Uma vez estava na esplanada dum dos cafés na Avenida dos Aliados no Porto e pedi um cinzeiro. O empregado (que ainda por cima depois tentou enganar-nos nas contas) ficou muito surpreendido com o meu pedido e disse:

- Cinzeiro?! Para quê?
- Porque quero fumar - respondi
- Aqui tem - disse ele, apontando para o chão.

Fiquei espantada (foi mesmo no início da minha estadia aqui). Expliquei-lhe que não queria deitar as minhas beatas no chão. Ele garantiu-me que não me devia preocupar nada porque alguém limpava o chão todos os dias. Quando insisti, ele inventou uma alternativa. Disse-me para eu usar o grande pote (cheio de terra e com plantas) que separava a nossa esplanada da outra ao lado. Desisti de explicar mais e depois de ter bebido o meu sumo de laranja, levei as beatas comigo e deitei-as num dos caixotes de lixo.

16 de maio de 2011

Sumo de laranja natural

Por Paul
Um dos meus aspetos absolutamente preferidos da vida em Portugal é sumo de laranja natural! Porque?

1) Em Portugal pode-se comprar sumo de laranja natural praticamente em qualquer restaurante ou pastelaria! Quer num sítio sofisticado, quer no bar do bairro. Tal em Julho, como em Dezembro. Quer numa cidade grande, quer numa aldeia minúscula... Nem se quer é preciso perguntar primeiro se vendem ou não tal sumo, simplesmente entra-se e pede. Acho que os Portugueses subestimam este facto. Devem saber que em alguns países sumo de laranja natural é raro. Normalmente tem de se beber sumo de garrafa ou de pacote (no pior dos casos sumo em pó que é praticamente impotável!). E quando, vá lá, o restaurante em que estamos por acaso vende sumo de laranja natural, temos de pagar um balúrdio por um copinho pequenino.

2) Laranjas crescem em Portugal! Assim sendo os meses de inverno são mesmo um paraíso para os laranjaólicos! Basta ter um familiar ou amigo que tenha um laranjal ou um amigo que tenha um amigo que tenha um familiar com um laranjal:). Se não tivermos nenhum acesso a laranjas gratuitas, sim, infelizmente temos de as comprar, mas têm de me acreditar que estas são muito mais baratas aqui do que na maioria dos países europeus!

8 de maio de 2011

Prioridade no metro

Uma das minhas perguntas que continua sem resposta é: Quem é que tem prioridade no Metro, as pessoas que estão a sair do comboio ou as que estão a entrar?

A lógica diz que as pessoas a sair devem ter prioridade. Mas com certeza não em Lisboa! Em Lisboa as pessoas que estão no cais começam a entrar no comboio mal se abrem as portas! Formam uma parede inderrubável, um meio-circulo precisamente de um lado da porta até ao outro, como se o objetivo deles não fosse entrar no comboio mas não permitir a fuga das pessoas que estão dentro!